Nossa Escola – Educação Especial

banner_nossa_escola

 

Diretora: Rosana Sanjuliano Tozato – psicóloga educacional

Fundada em 8 de fevereiro de 1988, a NOSSA ESCOLA oferece educação em tempo integral a crianças e jovens com deficiência intelectual, que possuem comprometimento intelectual, mas independentes quanto à locomoção e higiene e com condições de alfabetização e/ou capacitação profissional.

Conta em sua sede com salas de aula, de terapia e de informática, pátio de recreação, mini-horta, refeitório, quadra de esportes, brinquedoteca e oficinas pedagógicas.

Atende, hoje, 76 alunos distribuídos em diferentes estágios de aprendizagem de acordo com o nível pedagógico em que cada um se encontra.

A NOSSA ESCOLA tem como objetivos:

  • Proporcionar condições para o início e/ou continuidade da escolaridade e alfabetização para o deficiente intelectual, adequados às suas capacidades individuais;
  • Resgatar a capacidade e potencialidade do aluno, desenvolvendo as necessidades específicas para sua deficiência;
  • Proporcionar ao educando a integração nas atividades regulares da escola e da comunidade;
  • Proporcionar condições para formação profissional e consequente colocação no mercado de trabalho formal.
  • A NOSSA ESCOLA desenvolveu vários projetos, sempre com objetivo específico – a independência do deficiente intelectual:
  • Na área educacional – desenvolvimento de trabalho de capacitação e alfabetização, com 5 níveis de escolarização.
  • Na área de capacitação profissional – manutenção de um programa de oficinas artesanais, como meio de formação e capacitação do jovem deficiente intelectual para que sua independência seja desenvolvida, sua autoestima melhorada, o emocional equilibrado, estando assim apto ao ingresso no mundo do trabalho.
  • No mercado de trabalho – juntamente com a capacitação profissional, é desenvolvido trabalho que visa a colocação do deficiente intelectual no mercado de trabalho formal.

Nossa Cooperarte

nossa escola

A Nossa Cooperarte nasceu no dia 5 de dezembro de 2008, na Vila Prudente, em parceria com o Banco do Brasil, a Companhia de Seguros Aliança do Brasil, o Instituto Cooperforte e o Sebrae, além do patrono Círculo, fruto da necessidade de atender uma parcela dos alunos da Nossa Escola – 20 jovens deficientes intelectuais, que não possuíam a independência necessária para ingressar no mercado de trabalho formal.

Para contemplar esta demanda, nasceu a ideia de uma cooperativa que pudesse incluir não só esses jovens, mas um outro grupo de jovens igualmente excluídos – jovens moradores de favela com dificuldades para encontrar oportunidades para o primeiro emprego.

A ideia de unir as diferenças e gerar oportunidade de renda foi a base em que a caminhada da Nossa Cooperarte se estruturou. É uma cooperativa social de arte inclusiva. Por meio do artesanato contemporâneo, realiza um trabalho de inclusão social e geração de renda para jovens. Desenvolve e produz materiais de papelaria com design moderno e estilo.

A Nossa Cooperarte é um ambiente de estímulo, diversidade e aprendizagem, onde os jovens podem desenvolver múltiplas habilidades: conviver com as diferenças, respeitar limitações, valorizar relações solidárias, criar o senso de compromisso e responsabilidade, trabalhar em equipe, despertar novas vocações e ampliar horizontes.

Por sua natureza e abrangência, já angariou o Prêmio Mulher Sebrae de Negócios para sua fundadora Rosana Sanjuliano e a Salva de Prata do Prêmio Milton Santos e, pelo design de seus produtos, o Prêmio Objeto Brasileiro do museu do objeto brasileiro A Casa.

 

BOLSAS DE ESTUDO

Para renovar bolsas de estudo, clique nos links abaixo.

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO SOCIAL 2017 NOSSA …

FICHA SOCIOECONÔMICA PARA BOLSA DE ESTUDOS 2016 – NOSSA ESCOLA